Saiba mais...                          Periódicos indexados

Base de dados : INDEXPSI
Pesquisa : RE-CRIAÇÃO (todos os anos)
Referências encontradas : 46 [refinar]
Mostrando: 1 .. 40   no formato [Detalhado]

página 1 de 2 ir para página        

  1 / 46 INDEXPSI  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Id:29168
Autor:Fernandes, Renata Sieiro.
Título:Do pré para a 1ª série: concluir para recomeçar .
Fonte:Re-criação;4/7:77-80, 1999-2002.
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÉ-ESCOLARES
ENSINO FUNDAMENTAL
INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Descritores Psi Inglês:EARLY CHILDHOOD EDUCATION
PRESCHOOL STUDENTS
FUNDAMENTAL EDUCATION
TEACHER STUDENT INTERACTION
Descritores Psi Espanhol:PRE ESCOLARES
EDUCACION PRIMARIA
INTERACCION PROFESOS-ESTUDIANTE
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS
BR1552.1 - UCB/BC


  2 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:29167
Autor:Senna, Ester.
Título:Direitos e políticas públicas para a infância e adolescência.
Fonte:Re-criação;4/7:70-76, 1999-2002.
Resumo em português: Herança do Iluminismo, a ampliação do reconhecimento dos direitos humanos foi umas das realizações do século XX e a educação e um desses direitos. Pondera-se, no entanto que permanece o grave problema de encontra os meios mais seguros para realizar tais direitos, pois em condições sociais desfavoráveis, os direitos proclamados não têm sido realizados. Este texto aborda como garantia do direito à educação, reduzida a um mínimo e existindo sob formas precárias de atendimento, é, sem dúvida, uma das inacabadas realizações da sociedade brasileira no século XX(AU)
Resumo em inglês: A heritage of Iluminism, the enhancement of the acknowledgements of human rights was one of the accomplishments of the twentieth century and education is one of these rights. Nerverthess, a serious problem remains: finding the safer means to consummate such rights, for in unfavorable social conditions these rights haven't been consummated. This text analyses how the guarantee to the right of education, reduced to a minimum and performed precariously is, undoubtedly, one of the unfinished accomplishments of Brazilian society in the twentieth century(AU)
Descritores Psi Português:POLÍTICA EDUCACIONAL
DIREITO A EDUCAÇÃO
INFÂNCIA
ADOLESCÊNCIA
Descritores Psi Inglês:EDUCATIONAL POLICY
EQUAL EDUCATION
CHILDHOOD
ADOLESCENCE
Descritores Psi Espanhol:POLITICA EDUCACIONAL
DERECHOS A EDUCACION
INFANCIA
ADOLESCENCIA
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1552.1 - UCB/BC


  3 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:29166
Autor:Roselli-Cruz, Amadeu.
Título:Ações preventivas ao abuso de drogas em diferentes disciplinas escolares. O tema transversal saúde do pcns e drogas de abuso.
Fonte:Re-criação;4/7:62-69, 1999-2002.
Resumo em português: A prevenção do abuso de drogas é função da família e da escola. Os PCNs- Parâmetros Curriculares Nacionais vieram auxiliar as escolas a planejar a prevenção de abuso de drogas, integrando o tema dentro dos temas transversais, junto aos tópicos de saúde. Este trabalho procura dar exemplos práticos paras as disciplinas da grade curricular do Ensino Fundamental e Médio de como o planejamento escolar pode completar o assunto droga na escola(AU)
Resumo em inglês: The prevention of drug abuse is the responsibility of family and schools. The National Curriculum Parameters helped schools plan the prevention of drug abuse, by integrating the theme in the transversal themes, along with health topics. This work tries to give practical examples for curriculum subjects in Elementary and High School of how school plans can include the theme of drugs in school(AU)
Descritores Psi Português:DROGA (ABUSO)
PREVENÇÃO DO ABUSO DE DROGAS
ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO MÉDIO
CURRÍCULO
POLÍTICA EDUCACIONAL
Descritores Psi Inglês:DRUG ABUSE
DRUG ABUSE PREVENTION
FUNDAMENTAL EDUCATIOM
SECONDARY EDUCATION
CURRICULUM
EDUCATIONAL POLICY
Descritores Psi Espanhol:ABUSO DE DROGAS
PREVENCION EN EL ABUSO DE DROGAS
EDUCACION PRIMARIA
EDUCACION SECUNDARIA
CURRICULUM
POLITICA EDUCACIONAL
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1552.1 - UCB/BC


  4 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:29165
Autor:Rocha, Gisele da; Santos, Robertson Souza das Neves; Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães.
Título:A questão do abuso e exploração sexual em crianças no interior do Brasil: aspectos da zona urbana e rural.
Fonte:Re-criação;4/7:57-61, 1999-2002.
Conferência:Apresentado em: Congresso Internacional Exigências da Diversidade, 7, Santiago de Compostela, maio 2002.
Resumo em português: Este texto relata uma pesquisa cujo objetivo é o conhecimento da situação de abuso e de exploração comercial de crianças e adolescentes. O campo empírico é um município no interior do Brasil, tanto sua zona urbana, quanto rural. Os dados têm apontado para a existência de duas questões distintas, mas interligadas: De um lado, a existência de um grande número de crianças e adolescentes envolvidos exploração sexual comercial. De outro, tem sido percebida a existência do problema do abuso sexual de forma quase oculta, visto que grande parte dos casos ocorre dentro da própria família da vítima(AU)
Resumo em inglês: This text describes research whose objective is to become aware of the commercial sexual exploitation of children and adolescents. The empirical field is a town in the interior of Brazil, in both urban and rural areas. The data have been showing two distinct but connected issues: on the one side, a great number of children and adolescent involved in commercial sexual exportation. On the other side, the problem of an almost invisible sexual abuse, since a great number of cases occur in the victim's home(AU)
Descritores Psi Português:INFÂNCIA
ADOLESCENCIA
ABUSO SEXUAL
ABUSO DA CRIANÇA
CRIANÇAS (BRASIL)
Descritores Psi Inglês:CHILDHOOD
ADOLESCENCE
SEXUAL ABUSE
CHILD ABUSE
CHILDREN (BRAZIL)
Descritores Psi Espanhol:INFANCIA
ADOLESCENCIA
ABUSO DE NINOS
NINOS (BRASIL)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1552.1 - UCB/BC


  5 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:29164
Autor:Almeida, Anecy de Fátima Faustino.
Título:A vulnerabilidade de gênero para a gravidez e maternidade na adolescência.
Fonte:Re-criação;4/7:51-56, 1999-2002.
Resumo em português: Este artigo informa sobre a vulnerabilidade de gênero para gravidez e maternidade na adolescência notadamente sobre a socialização que imbrica valores de gênero na personalidade e nos processos fisiológicos femininos. Utiliza contribuições de alguns autores e constatações obtidas de pesquisa da própria autora. Após descrição de gêneros, conclui-se que a socialização das meninas induz ao amor, casamento e maternidade. Esses aspectos determinam além da vulnerabilidade de gênero para a gravidez, condições de vida das mães adolescentes reclusa de atividades intelectuais, profissionais e sociais(AU)
Resumo em inglês: This article informs about the gender vulnerability in adolescence's pregnancy and motherhood, mainly about the socialization, which impresses gender value on the personality and on the female physiological process. It, uses some authors contributions as well as evidences attained from the authors research. After gender description and experiments on adolescents' sexuality and motherhood, we have ascertained that girls' socialization is directed to loving, getting married and to motherhood, which determines, besides the gender vulnerability for pregnancy , life conditions of teenage mother deprived of intellectual, professional and social activities(AU)
Descritores Psi Português:GÊNERO
SEXUALIDADE
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
MÃES ADOLESCENTES
Descritores Psi Inglês:GENDER
SEXUALITY
ADOLESCENT PREGNANCY
ADOLESCENT MOTHERS
Descritores Psi Espanhol:GENERO
SEXUALIDAD
EMBARAZO EN ADOLESCENCIA
MADRES ADOLESCENTES
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1552.1 - UCB/BC


  6 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:29163
Autor:Silva, Flávio Caetano.
Título:Gênero e educação infantil.
Fonte:Re-criação;4/7:43-50, 1999-2002.
Resumo em português: As relações de gênero nas quais nos definimos como sendo homens, mulheres, gays, lésbicas, homossexuais e outras formas de percepção e uso do próprio corpo afetam as crianças no interior dos discursos que partilham conosco em nosso cotidiano. Elas aprendem a ser meninos e meninas a partir das formas dessas relações(AU)
Resumo em inglês: The gender's relations, in which we define ourselves as men, women, gays, lesbians, homosexuals and other patterns of perception and the use of our own body affect the children in the discourses that live with us in our daily life. They learn to be boys and girls from the patterns of those relations(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO INFANTIL
GÊNERO
SEXUALIDADE
Descritores Psi Inglês:EARLY CHILDHOOD EDUCATION
GENDER
SEXUALITY
Descritores Psi Espanhol:GENERO
SEXUALIDAD
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1552.1 - UCB/BC


  7 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:29162
Autor:Meletti, Silvia Ferreira.
Título:Caminhos e descaminhos da proposta de educação inclusiva.
Fonte:Re-criação;4/7:34-42, 1999-2002.
Resumo em português: Este texto analisa a proposta da educação inclusiva para a pessoa com deficiência mental. Para isso, resgata como seu processo educacional foi construído ao longo da história e como se consolidou no contexto educacional brasileiro, especificamente no da Educação Especial. As análises sugerem que a proposta inclusiva deve ser analisada criticamente de modo a não permanecer somente na esfera do discurso oficial e, também, que sua implementação deve considerar os percalços de uma sociedade essencialmente excludente e de um sistema educacional sustentado pelos pressupostos da homogeneidade(AU)
Resumo em inglês: This text analises the proposal of inclusive education for mentally disabled people. For this analysis, it explains how its educational process was built along history and how it has consolidated in the Brazilian educational context, specifically in Special Education. The analysis suggests that the inclusive proposal must be critically analysed, in order to prevent it from remaining in the sphere of official speech alone, and also that its implementation must consider the drawbacks of an essenctially excludent society and an educational system which is maintained by the presuppositions of homogeneity(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL
DEFICIENTE MENTAL
Descritores Psi Inglês:INCLUSIVE EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
MENTALLY RETARDED
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION INCLUSIVA
EDUCACION ESPECIAL
RETRASADO MENTAL
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1552.1 - UCB/BC


  8 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:29161
Autor:Carvalho, Rosita Edler.
Título:A incorporação das tecnologias na educação especial para a construção do conhecimento.
Fonte:Re-criação;4/7:19-33, 1999-2002.
Resumo em português: Este artigo, debatido por ocasião II Seminário sobre Educação Especial e Leitura, propõe-se a abordar questões relativas às tecnologias educacionais utilizadas na diversidade, aos modos de leitura e às práticas leitoras, em diferentes situações: quando os leitores forem alunos da educação especial e quando os leitores forem 'os outros', diretamente ligados a esse grupo e que atuam como mediadores da construção do conhecimento daqueles e autores da construção e atualização do conhecimento deles próprios(AU)
Resumo em inglês: This article, debated during the 2.nd Seminar on Special Education and Reading, aims at dealing with issues related to educational technologies used in diversity, to reading ways and practices, in different situations: when the readers are special education pupils and when the readers are 'the others pupils', directly connected to this group and who act as mediations of their knowledge acquisition and authors of their knowledge building an updating(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
LEITURA
Descritores Psi Inglês:SPECIAL EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
EDUCATIONAL TECHNOLOGY
READING
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION ESPECIAL
EDUCACION INCLUSIVA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
LECTURA
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1552.1 - UCB/BC


  9 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:29160
Autor:Silva, Anamaria Santana da.
Título:Estado, política social e atendimento à infância no Brasil.
Fonte:Re-criação;4/7:7-18, 1999-2002.
Resumo em português: O presente texto tem o objetivo de discutir a constituição do sistema de atendimento à infância no Brasil, a partir da análise dos modelos de Estado e de políticas sociais que foram se configurando no país a partir dos anos de 1930. Analisa as políticas de atendimento à infância implementadas pelo Estado brasileiro como parte de um conjunto de outras políticas sociais, que refletem os interesses antagônicos de uma sociedade de classes e, portanto, sua implementação é determinada pelas múltiplas relações construídas historicamente entre Estado e sociedade civil. Discute ainda as políticas sociais como resultado das relações entre democracia social e democracia política(AU)
Resumo em inglês: This text aims at discussing the constitution of the constitution of the child care system in Brazil, taking its consideration the analysis of state patterns and social policies that were introduced in Brazil in the 1930's. Its analyses the child care policies implemented by the Brazilian government as part of a set other social policies, reflecting the antagonist interests of a society of classes, being its implementation, therefore, determined by the multiple relations historically built between State and civil society. It also discusses the social policies as a result of the relations between social democracy and political democracy(AU)
Descritores Psi Português:POLÍTICA EDUCACIONAL
POLÍTICA SOCIAL
INFÂNCIA
CRIANÇAS (BRASIL)
Descritores Psi Inglês:EDUCATIONAL POLICY
SOCIAL POLICY
CHILDHOOD
CHILDREN (BRAZIL)
Descritores Psi Espanhol:POLITICA EDUCACIONAL
POLITICA SOCIAL
INFANCININOS (BRASIL)
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1552.1 - UCB/BC


  10 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:29159
Autor:Anon .
Título:Psicólogos de rua: psicologia acadêmica na prática comunitária - entrevista com Silvia Koller.
Fonte:Re-criação;4(1):73-76, 1999.
Descritores Psi Português:PSICÓLOGOS
COMUNIDADES
SEM-TETO
MENINOS DE RUA
PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGISTS
COMMUNITIES
HOMELESS
STREET BOYS
COMMUNITY PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGOS
COMUNIDADES
SIN VIVIENDA
NINOS DE LA CALLE
PSICOLOGIA COMUNITARIA
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1552.1 - UCB/BC


  11 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:29158
Autor:Park, Margareth Brandini.
Título:Entre vozes: crianças e velhos redimensionando práticas pedagógicas.
Fonte:Re-criação;4(1):67-72, 1999.
Resumo em português: Este relato de experiência apresenta possibilidades de produção de conhecimento no inter-relacionamento entre velhos e crianças, a partir de uma discussão acerca da função social do velho em nossa sociedade(AU)
Resumo em inglês: This experiment report presents possibilities of knowledge production in the interrelationship children/old people, by means of a discussion about old people's social function in our society(AU)
Descritores Psi Português:CRIANÇAS
IDOSOS
PEDAGOGIA
Descritores Psi Inglês:CHILDREN
AGED
PEDAGOGY
Descritores Psi Espanhol:NINOS
ADULTOS MAYORES
PEDAGOGIA
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS
BR1552.1 - UCB/BC


  12 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:29157
Autor:Costa, Marli Lopes.
Título:A droga na voz dos meninos de rua.
Fonte:Re-criação;4(1):59-66, 1999.
Resumo em português: Este trabalho é parte das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelo CREIA- Centro de Referência de Estudo da Infância e Adolescência e tem por objetivo analisar as representações sociais que crianças e adolescentes em situação de/na rua possuem a respeito da drogas(AU)
Resumo em inglês: This work is part of the researches that have been developed by CREIA- Reference Center for Childhood and Adolescence Studies and aims at analyzing street children and adolescents' social representations about drugs(AU)
Descritores Psi Português:MENINOS DE RUA
MENOR
CRIANÇAS (BRASIL)
ADOLESCENTES
DROGAS
REPRESENTAÇÃO SOCIAL
Descritores Psi Inglês:STREET BOYS
MINOR
CHILDREN (BRAZIL)
ADOLESCENTS
DRUGS
SOCIAL REPRESENTATION
Descritores Psi Espanhol:NINOS DE LA CALLE
MENORES
NINOS (BRASIL)
ADOLESCENTE
DROGAS
REPRESANTACION SOCIAL
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1552.1 - UCB/BC


  13 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:29156
Autor:Carreira, Alessandra Fernandes.
Título:As crianças e adolescentes de rua no Brasil.
Fonte:Re-criação;4(1):45-58, 1999.
Resumo em português: Este trabalho tem por objetivos explorar as condições de produção do discurso sobre crianças e adolescentes de rua no Brasil, através de uma retomada histórica e de uma análise crítica sobre alguns dos trabalhos publicados a respeito destas crianças e adolescentes nos últimos anos(AU)
Resumo em inglês: This work aims at analyzing the conditions of discourse production about street children and adolescents in Brazil, by means of a historical retaking and a critical analysis about some works that have been published in relation to these children and adolescents in the last few years(AU)
Descritores Psi Português:MENINOS DE RUA
MENOR
CRIANÇAS (BRASIL)
ADOLESCENTES
Descritores Psi Inglês:STREET BOYS
MINOR
CHILDREN (BRAZIL)
ADOLESCENTS
Descritores Psi Espanhol:NINOS DE LA CALLE
MENORES
NINOS (BRASIL)
ADOLESCENTE
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1552.1 - UCB/BC


  14 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:29155
Autor:Mendes, Enicéia Gonçalves.
Título:A educação inclusiva que queremos.
Fonte:Re-criação;4(1):33-44, 1999.
Resumo em português: A partir de uma retrospectiva histórica, este trabalho discute limites e possibilidades do oferecimento de educação às pessoas com deficiências(AU)
Resumo em inglês: By means of a historical retrospective, this work discusses limits end possibilities of offering education to disabled people(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
INCLUSÃO ESCOLAR
INCLUSÃO SOCIAL
DEFICIENTES
Descritores Psi Inglês:SPECIAL EDUCATION
INCLUSVE EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
SOCIAL INCLUSION
DISABLED
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION ESPECIAL
EDUCACION INCLUSIVA
INCLUSION ESCOLAR
INCLUSION SOCIAL
DISCAPACITADOS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1552.1 - UCB/BC


  15 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:29154
Autor:Silva, Fabiany de Cássia Tavares.
Título:Escola-currículo: fonte para análise da exclusão/inclusão.
Fonte:Re-criação;4(1):27-32, 1999.
Resumo em português: Este texto aponta alguns elementos considerados centrais na análise da escola frente ao processo de inclusão, no tocante à educação especial, abordando entre outros, o problema do currículo(AU)
Resumo em inglês: This text points out some elements considered as central in the school analysis in relation to the inclusion process in special education. It deals the question of the curriculum, among others(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
INCLUSÃO ESCOLAR
CURRÍCULO
EXCLUSÃO ESCOLAR
DEFICIENTES
Descritores Psi Inglês:SPECIAL EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SCHOOL INCLUSÃO
CURRICULUM
SCHOOL EXCLUSION
DISABLED
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION ESPECIAL
EDUCACION INCLUSIVA
INCLUSION ESCOLAR
CURRICULUM
EXCLUSION ESCOLAR
DISCAPACITADOS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1552.1 - UCB/BC


  16 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:29153
Autor:Anache, Alexandra Ayach.
Título:Estudo sobre os relatórios de avaliação de diagnóstico em educação especial.
Fonte:Re-criação;4(1):19-26, 1999.
Resumo em português: Este trabalho propõe-se a refletir sobre o relatórios realizados em educação especial, observando seus limites e possibilidades para a educação de crianças encaminhadas para o ensino especial(AU)
Resumo em inglês: This work aims at reflecting on some special education reports, observing their limits and possibilities for the education of children sent to special education(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
AVALIAÇÃO DE PROGRAMA EDUCACIONAL
Descritores Psi Inglês:SPECIAL EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
EDUCATIONAL PROGRAM EVALUATION
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION ESPECIAL
EDUCACION INCLUSIVA
EVALUACION DE PROGRAMA EDUCACIONAL
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1552.1 - UCB/BC


  17 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:29152
Autor:Padilha, Anna Maria.
Título:Na escola tem lugar para quem é diferente?.
Fonte:Re-criação;4(1):7-18, 1999.
Resumo em português: Quando a proposta é refletir sobre a inserção do diferente na escola, é preciso pensar que lugar é a escola e quem, na verdade é diferente. A posição que a diferença assume na vida de cada um de nós ancora as posições que tomamos diante dos alunos que temos na escola.A pergunta continua a nos incomodar: na escola tem lugar para quem é diferente?(AU)
Resumo em inglês: When one's purpose is to reflect about integrating different people in school, it is necessary to ponder what kind of place a school is and who, in fact, is different. The position that the difference assumes in our lives acts as an anchor to the positions we take in relation to our pupils. The question still bother us: is there a place, at school, for people who are different?(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DEFICIENTE
INCLUSÃO ESCOLAR
EXCLUSÃO ESCOLAR
Descritores Psi Inglês:SPECIAL EDUCATION
INCLUSIVE EDUCAION
DISABLED
SCHOOL INCLUSION
SCHOOL EXCLUSION
Descritores Psi Espanhol:EDUCACION ESPECIAL
EDUCACION INCLUSIVA
DISCAPACITADOS
INCLUSION ESCOLAR
EXCLUSION ESCOLAR
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR1552.1 - UCB/BC


  18 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11689
Autor:Paes, Paulo Duarte.
Título:Expressão de menino.
Fonte:Re-criação;1(1):45-50, 1995.
Resumo em português: Relato de um tralho pedagógico realizado pelo Movimento Nacional de Meninos de Rua com Adolescentes da casa de guarda de campo Grande-MS, que discute a mudança de uma casa de punição para uma escola da vida (AU)
Descritores DECS:ADOLESCENTES
ADOLESCENTE INSTITUCIONALIZADO
INTERACAO SOCIAL
DELINQUENCIA JUVENIL
 -ADOLESCENTS
 INSTITUTIONALIZED ADOLESCENT
 SOCIAL INTERACTION
 JUVENILE DELINQUENTS
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  19 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11688
Autor:LEITE, Jolise Saad; Costa, Carmem Adelia Saad.
Título:Reflexões sobre o uso de drogas entre os jovens na região de Corumbá.
Fonte:Re-criação;1(1):39-42, 1995.
Resumo em português: O problema das drogas vem acompanhando o homem ao longo de toda história porém, em cada momento, ele se apresenta com nova roupagem desafiando a tentativa e os esforços já efetuados para atender o fenômeno. Neste artigo, são colocadas algumas reflexões sobre informações levantadas junto a instituições de menores e outras entidades da cidade de Corumbá-MS, com a finalidade de conhecer a realidade dessa comunidade (AU)
Descritores DECS:JOVENS
DROGAS
DEPENDENCIA DE DROGAS
ABUSO DE DROGAS
 -YOUNG ADULTS
 DRUGS
 DRUG DEPENDENCY
 DRUG ABUSE
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  20 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11687
Autor:Costa, Carmem Adélia Saad; Rosa, Catarina Maria C. Marques Pereira da; Arruda, Teresa Cristina Serra de.
Título:O jovem e a droga: análise representacional.
Fonte:Re-criação;1(1):31-38, 1995.
Resumo em português: Este estudo faz uma análise das representações que o jovem constrói a respeito das drogas. Investiga como este conceito é apropriado no contexto social, apontando as mediações que ocorre nesse processo e que foram importantes para a construção dessas representações (AU)
Descritores DECS:DROGAS
JOVENS
DEPENDENCIA DE DROGAS
ABUSO DE DROGAS
 -DRUGS
 YOUNG ADULTS
 DRUG DEPENDENCY
 DRUG ABUSE
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  21 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11686
Autor:Mattos, Wagner Neves de.
Título:Gangues: a força da coletividade.
Fonte:Re-criação;1(1):25-30, 1995.
Resumo em português: A partir de contatos diretos com jovens que pertencem a gangues, esse artigo discute a formação e caracterização desse grupos, o interesse dos adolescentes ao proucurá-los, suas expectativas e seu desligamento (AU)
Descritores DECS:GANGUE JUVENIL
DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
ADOLESCENTES
DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE
 -JUVENILE GANGS
 ADOLESCENT DEVELOPMENT
 ADOLESCENTS
 PERSONALITY DEVELOPMENT
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  22 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11685
Autor:Bittar, Marisa.
Título:A criança excluída: trabalho infantil e semi-escravidão no Brasil.
Fonte:Re-criação;1(1):18-24, 1995.
Resumo em português: Estado de Mato Grosso do Sul, em situação de risco, sem qualquer acesso à direitos. Este trabalho aborda questões sobre a situação de crianças que trabalham nas carvoarias do previsto pela legislação (AU)
Descritores DECS:BRASIL
TRABALHO DE MENORES
CRIANCAS
DIREITOS DA CRIANCA
 -BRAZIL
 CHILD LABOR
 CHILDREN
 CHILD ADVOCACY
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  23 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11684
Autor:Graciani, Maria Stela Santos.
Título:Anotações sobre a identidade dos grupos organizados: as gangues.
Fonte:Re-criação;1(1):14-17, 1995.
Resumo em português: O surgimento das gangues é analisado no contexto das mudanças sociais discutindo-se, no Brasil, seu significado enquanto resposta social às contradições da sociedade capitalista, como forma de vizibilidade de uma parcela sócio-econômica e culturalmente marginalizada (AU)
Descritores DECS:GANGUE JUVENIL
IDENTIDADE SOCIAL
VIOLENCIA
COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL
 -JUVENILE GANGS
 SOCIAL IDENTITY
 VIOLENCE
 ANTISOCIAL BEHAVIOR
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  24 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11683
Autor:Contini, Maria de Lourdes J; Kassar, Mônica de C. Magalhaes.
Título:Meninos de rua versus crianças: desafios de um pesquisa.
Fonte:Re-criação;1(1):7-13, 1995.
Resumo em português: Este estudo discute questões relativas à produção da marginalização social da infância e apresenta uma pesquisa realizada sobre o 'perfil' da 'criança de rua' da região de Corumbá-MS, abordando aspectos como: moradia, situação de trabalho, escolaridade, família entre outros (AU)
Descritores DECS:PESQUISA
MENORES DE RUA
DISCRIMINACAO SOCIAL
BRASIL
FATORES SOCIO-ECONOMICOS
 -RESEARCH
 HOMELESS YOUTH
 SOCIAL DISCRIMINATION
 BRAZIL
 SOCIOECONOMIC FACTORS
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  25 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11682
Autor:Manzini, Eduardo J.
Título:Portadores de necessidades especiais e integração.
Fonte:Re-criação;2(1):45-48, 1997.
Resumo em português: Todas as pessoas com alguma deficiência têm o direito de usufruir de condições de vida o mais comuns ou normais possíveis na comunidade em que vivem. Entretanto, o que se observa é que suas oportunidades de participação social são restritas. Nesse sentido, a integração das pessoas com deficiência se configura com uma de suas principais necessidades (AU)
Descritores DECS:EDUCACAO ESPECIAL
DEFICIENTES
INTEGRACAO SOCIAL
 -SPECIAL EDUCATION
 DISABLED
 SOCIAL INTEGRATION
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  26 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11681
Autor:Anache, Alexandra Ayach.
Título:Em questão: apelido.
Fonte:Re-criação;2(1):37-44, 1997.
Resumo em português: De um modo geral, o apelido tem a função de dar ao indivíduo um outro nome, ou seja, um nome a mais, rotulando para realmente diferenciar trazendo consigo algum tipo de informação do sujeito apelidado. Sutilmente estas imagens são transmitidas, de gerações a gerações, impondo à sua platéia padrões de comportamento e pensamento através de seu personagens (AU)
Descritores DECS:CRIANCAS EM IDADE ESCOLAR
PESQUISA
 -APELIDO
 SCHOOL AGE CHILDREN
 RESEARCH
 NICKNAME
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  27 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11680
Autor:Freitas, Dirce Nei Teixeira de; Real, Giselle Martins.
Título:A educação infantil no atual projeto educacional brasileiro.
Fonte:Re-criação;2(1):29-36, 1997.
Resumo em português: A educação infantil, no atual projeto educacional, consiste no num atendimento focalizado (consequentemente, seletivo) cujo caráter é dados pelas tarefas básicas de guarda e de desenvolvimento 'integral' da criança (AU)
Descritores DECS:EDUCACAO INFANTIL
POLITICA SOCIAL
BRASIL
LEIS
REFORMA EDUCACIONAL
 -CHILD REARING
 GOVERNMENT POLICY MAKING
 BRAZIL
 LAWS
 EDUCATIONAL REFORM
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


  28 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11679
Autor:Senna, Ester.
Título:Criança e adolescente: propostas do governo e o debate necessário.
Fonte:Re-criação;2(1):23-28, 1997.
Resumo em português: A intervenção do estado brasileiro na área social tem se caracterizado por ações pontuais e ou compensatórias. Este artigo discute esses aspectos ao analisar o documento 'Mãos à Obra Brasil: proposta de governo', contextualizando-o nas transformações econômicas contemporâneas (AU)
Descritores DECS:DIREITOS DA CRIANCA
CRIANCAS
ADOLESCENTES
POLITICA SOCIAL
 -CHILD ADVOCACY
 CHILDREN
 ADOLESCENTS
 GOVERNMENT POLICY MAKING
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP´/SBD


  29 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11678
Autor:Graciani, Maria Stela Santos.
Título:Exclusão social e violencia urbana.
Fonte:Re-criação;2(1):15-22, 1997.
Resumo em português: Os efeitos e os mecanismos da exclusão têm causado danos irrecuperáveis em vários âmbitos da vida da populações empobrecidas e miseráveis. E, na raiz dessa situação de exclusão encontramos três eixos fundamentais: o modo de desenvolvimento adotado, a estrutura da sociedade e a cultura (AU)
Descritores DECS:VIOLENCIA
DISCRIMINACAO SOCIAL
FATORES SOCIO-ECONOMICOS
 -VIOLENCE
 SOCIAL DISCRIMINATION
 SOCIOECONOMIC FACTORS
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  30 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11677
Autor:Branco, Maria Teresa Castelo.
Título:A exclusão da criança pobre no imaginário social.
Fonte:Re-criação;2(1):6-14, 1997.
Resumo em português: O presente artigo tece algumas considerações sobre as considerações históricas brasileiras nas quais se produziu determinado imaginário social que se transformou no tempo, mas manteve um núcleo de significações que tem dado suporte à exclusão das crianças pobres nas cidades do país. A análise se inicia na república porque foi nesse momento que tomou vulto a vida nas cidades, aparecendo a educação como elemento importante na constituição de um sentido de Nação, sobre o qual se construíram as imagem de um povo brasileiro (AU)
Descritores DECS:CRIANCAS
CLASSE SOCIAL BAIXA
DISCRIMINACAO SOCIAL
 -CHILDREN
 LOWER CLASS
 SOCIAL DISCRIMINATION
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  31 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11676
Autor:Hamdan, Amer Cavalheiro.
Título:A função da linguagem no desenvolvimento da criança.
Fonte:Re-criação;3(2):59-64, 1998.
Resumo em português: Este artigo pretende realizar algumas considerações sobre a função da linguagem na formação do indivíduo a partir da teoria histórico-cultural, em especial sobre o papel da linguagem no desenvolvimento da criança e na formação de conceitos (AU)
Descritores DECS:LINGUAGEM
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
 -LANGUAGE
 COGNITIVE DEVELOPMENT
 CHILDHOOD DEVELOPMENT
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  32 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11675
Autor:Delgado, Raul Nunes.
Título:Medidas sócio-educativas: planejamento, articulação e co-responsabilidade.
Fonte:Re-criação;3(2):50-58, 1998.
Resumo em português: A partir de análises sobre a implantação do Estatuto da Criança e do adolescente -ECA e da ação dos Conselheiros de Direitos, este estudo propõe-se a contribuir para a efetivação das ações de reinserção social de adolescentes autores de atos inflacionais (AU)
Descritores DECS:DIREITOS DA CRIANCA
CIDADANIA
 -CHILD ADVOCACY
 CITIZENSHIP
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  33 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11674
Autor:Schneider, Daniela Ribeiro; Roesler, Vera Regina.
Título:Experiência de grupo psicoterapêutico com adolescentes marginalizados.
Fonte:Re-criação;3(2):40-49, 1998.
Resumo em português: Este relato de experiência apresenta e discute um trabalho realizado pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, com um grupo de adolescentes, no núcleo de Atenção psicossocial da Prefeitura de Florianópolis (AU)
Descritores DECS:ADOLESCENTES
DIREITOS DA CRIANCA
MENORES DE RUA
EQUIPE DE ASSISTENCIA AO PACIENTE
PSICOTERAPIA DE GRUPO
 -ADOLESCENTS
 CHILD ADVOCACY
 HOMELESS YOUTH
 PATIENT CARE TEAM
 GROUP PSYCHOTHERAPY
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  34 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11673
Autor:Miranda, Maria Aparecida; Schwyter, Fernanda Evely.
Título:Reintegrando crianças de rua na sociedade e na família: a experiência da Casa da Crianca Renascer.
Fonte:Re-criação;3(2):34-391998.
Resumo em português: Este trabalho, supervisionado e sistematizado pelo Centro Latino Americano de Estudo em Saúde Mental, relata a experiência de atendimento a famílias, no âmbito de uma instituição pública voltada ao abrigo de crianças de rua. Nessa abordagem, o atendimento familiar configura-se como fundamental, levando a concluir que essa é a principal alternativa para tirar a criança da rua (AU)
Descritores DECS:INSTITUICOES DE SAUDE
INTEGRACAO SOCIAL
MENORES DE RUA
RELACOES FAMILIARES
 -HEALTH FACILITIES
 SOCIAL INTEGRATION
 HOMELESS YOUTH
 FAMILY RELATIONS
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  35 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11672
Autor:Junqueira, Wanda Maria.
Título:O sentido subjetivo atribuido por jovens de camadas populares a escolha do futuro profissional.
Fonte:Re-criação;3(2):23-33, 1998.
Resumo em português: Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo aprender o sentido subjetivo que a escolha de um futuro profissional tem para os jovens de camadas populares. Apresenta algumas reflexões sobre a questão do trabalho, da liberdade de escolha, a existência ou não de tendências naturais para determinada profissão e os limites da escolha (AU)
Descritores DECS:ASPIRACOES PROFISSIONAIS
COMPORTAMENTO DE ESCOLHA
CLASSE SOCIAL BAIXA
JOVENS
ESCOLHA DA PROFISSAO
 -OCCUPATIONAL ASPIRATIONS
 CHOICE BEHAVIOR
 LOWER CLASS
 YOUNG ADULTS
 OCCUPATIONAL CHOICE
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  36 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11671
Autor:Coelho, Bernardo Leônico Moura.
Título:O trabalho do adolescente nas guardinhas a questao da profissionalizacao.
Fonte:Re-criação;3(2):15-22, 1998.
Descritores DECS:ADOLESCENTES
TRABALHO
DIREITOS DA CRIANCA
 -ADOLESCENTS
 WORK
 CHILD ADVOCACY
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS
BR85.1 - USP/IP/SBD


  37 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11670
Autor:Branco, Maria Teresa Castelo.
Título:Infância ou infancias?: as representações da infância pelas famílias de um bairro popular de Curitiba.
Fonte:Re-criação;3(2):7-14, 1998.
Resumo em português: Essa pesquisa identifica como família da classe popular de Curitiba-PR, envolvidas em um trabalho de organização comunitária, representam a infância. Vereficou-se que as crianças mais pobres não são incluídas na categoria de infantes e que lhe resta a salvação. Pelo trabalho disciplinador como forma de integrá-los (AU)
Descritores DECS:INFANCIA
FAMILIA
CLASSE SOCIAL BAIXA
 -CHILDHOOD
 FAMILY
 LOWER CLASS
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  38 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11669
Autor:Mitjans Martinez, Albertina; Gonzalez Rey, Fernando.
Título:O que Cuba esta fazendo por suas crianças e adolescentes: entrevista com Albertina Mitjans Martinez e Fernando Gonzalez Rey.
Fonte:Re-criação;3(1):61-64, 1998.
Descritores DECS:ADOLESCENTES
CRIANCAS
CUBA
ASSISTENCIA (COMPORTAMENTO SOCIAL)
 -ADOLESCENTS
 CHILDREN
 CUBA
 ASSISTANCE (SOCIAL BEHAVIOR)
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  39 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:11668
Autor:Bock, Ana Mercês Bahia.
Título:Discutindo a concepção de adolescência.
Fonte:Re-criação;3(1):57-60, 1998.
Resumo em português: O presente trabalho tece considerações importantes a respeito do conceito de adolescência, a partir da perspectiva sócio-histórica, criticando a visão 'liberal' de desenvolvimento humano, que tem sido responsável pelo ocultamento das determinações sociais da subjetividade. Sob esta óptica, o texto mostra que o conceito de adolescência é um fato social e psicológico, constituído na cultura e na linguagem, enfim, na história da humanidade (AU)
Descritores DECS:ADOLESCENCIA
PSICOLOGIA
DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
FATORES PSICOSSOCIAIS
 -ADOLESCENCE
 PSYCHOLOGY
 ADOLESCENT DEVELOPMENT
 PSYCHOSOCIAL FACTORS
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD


  40 / 46 INDEXPSI  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id:11639
Autor:AMORIM, Sandra Maria Francisco de.
Título:Adolescência e delinquência: um olhar psicanalítico.
Fonte:Re-criação;3(1):52-56, 1998.
Resumo em português: Comportamentos delinqüenciais, cada vez mais, emergem no cotidiano da sociedades contemporâneas e têm sido objeto de diferentes estudos. Pelo fato do adolescente expressar-se predominantemente pela ação, é estigmatizado como intratável e delinqüente em potencial. Neste artigo, são apresentadas algumas contribuições de teoria psicanalítica para a compreensão psicológica dos fenômenos delinqüenciais na adolescência (AU)
Descritores DECS:ADOLESCENCIA
PSICANALISE
DELINQUENCIA JUVENIL
COMPORTAMENTO
 -ADOLESCENCE
 PSYCHOANALYSIS
 JUVENILE DELINQUENCY
 BEHAVIOR
Localização:BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR85.1 - USP/IP/SBD



página 1 de 2 ir para página        
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : INDEXPSI Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           
Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS
BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information